Energias Renováveis em Portugal
Tive oportunidade de assistir a uma reportagem bastante interessante sobre as Energias Renováveis em Portugal, ela encontra-se nas minhas notícias, se estiverem interessados em visionar.
Nessa reportagem é referida a importância de Portugal produzir a sua própria energia renovável, visto que é um país onde não há grande abundância de combustíves fósseis e, por isso, estamos totalmente dependentes de outros países em termos energéticos. Distingue os vários tipos de energia limpa que existe em portugal e como poderia haver mais.
Relativamente aos paineis solares, apresentam o exemplo de um microprodutor (alguém que produz a sua própria energia). Este exemplo apresenta formas de poupança energética, como, por exemplo, a utilização de lampâdas económicas e a utilização de electrodomésticos do tipo A.
É em portugal que se encontra o segundo maior parque de energia eólica (energia do vento) do mundo, esta forma de energia chegou a abastecer, num dia, 60% do consumo energético em Portugal. É ainda explicado o porquê de Portugal não apostar na energia de offshore. Deve-se ao facto da nossa plataforma continental ser muito profunda relativamente a outras plataformas no norte da europa, por este facto, o rendimento não seria muito elevado.
Portugal tem o objectivo de em 2020, conseguir produzir cerca de 50% de energias renováveis e começa já a apostar no carro electrético.