Glossário
A
Abissal- refere-se à zona mais profunda do oceano, a uma profundidade de 6000 a 11000 metros.
Anticlinal- dobra convexa para cima, numa sequência de camadas com susseção estratigráfica normal.
Arenito- rocha de origem sedimentar, resultante da junção de grãos de areia através de um cimento natural.
Aquífero- formação geológica que tem a capacidade de armazenar água e a sua circulação de forma a que o Homem a possa extrair em condições economicamente rentáveis
B
Bacia sedimentar- grande depressão do terreno, preenchida por detritos provenientes das terras altas que o circundam. A estrutura destas áreas é geralmente composta por camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro.
C
Cartografia- Ciência que trata da concepção, produção, difusão e estudo dos mapas.
Cartas Topográficas- Contêm informação como: o traçado dos cursos de água e de estradas, edíficios, relevo, etc. Têm como finalidade a leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos ...
Cartas Geológicas- Contêm informações geológicas, como: tipo de litologia, idade relativa das formações rochosas, direcção e inclinação das rochas estratificadas, entre outros.
Corte Geológico- Representação gráfica, onde é possível visualizar a disposição e as relações entre as diferentes rochas que se encontram em profundidade.
Curva de Nível- Linhas imaginárias do terreno que unem todos os pontos que têm a mesma altitude em relação ao nível do mar.
Curva de Nível Mestra- Linha que se encontra a cada 5 curvas de nível. São mais acentuadas que as anteriores para facilitar a interpretação das cartas.
D
Dobra- encurvamentos de forma acentuadamente côncava-convexa, voltados para cima ou para baixo, que ocorrem nas rochas quando submetidas a processos de fluxo (comportamento plástico das rochas em um determinado derrame) ou esforços compressivos.
E
Erosão- Fenómeno que resulta da actividade dos agentes da dinâmica da Terra.
Escala- Relação entre a dimensão de um objecto do mundo real e a sua representação.
Estrato- Cada uma das camadas dos terrenos sedimentares.
F
Falha- Fractura planar em rochas onde houve deslocamento de um bloco em relação ao outro, podendo estes deslocamentos ser de pequenos centímetros até a várias dezenas kilometros.
Fóssil- Vestígios de seres vivos ou da sua existência que se encontram depositados em rochas sedimentares.
G
Geologia- Ramo da ciência que estuda as propriedades físicas da Terra.
Geosfera- Parte sólida superficial da Terra (formada pelas grandes massas continentais e os fundos oceânicos).
Gondwana- Designação empregada para identificar um supercontinente que existiu até aproximadamente 200 milhões de anos atrás, formado a partir da desintegração do megacontinente denominado de Pangea. O supercontinente gondwânico era formado pelas frações que atualmente constituem a América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia .
H
Hidrosfera- É constituída por toda a água no estado líquido, sólido ou gasoso da Terra.
Hot Spot- pontos de anomalia termal no interior da terra, ligados a sistemas de convecção do manto e responsáveis pelo vulcanismo que ocorre no interior de placas tectónicas.
I
Isostasia- Teoria segundo a qual diversas porções da crosta terrestre se manteriam num esquilibrio graças às diferenças das densidades.
L
Lava- Designação dada ao material geológico que é expelido por um vulcão durante a erupção.
M
Magma- Massa pastosa e fluída de minerais em fusão proveniente de zonas do interior da Terra.
Maquete- Reprodução em tamanho reduzido de um projecto arquitetónico ou de engenharia; réplica em miniatura.
Metamorfismo- Conjunto de fenómenos que provocam alterações na composição e estrutura das rochas depois de consolidadas.
Meteorização- Conjunto de processos que provocam a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais.
N
Núcleo- Maior organelo celular que se encontra delimitado por uma membrana com poros, tem como objectivo controlar a actividade celular.
O
Obducção- Processo oposto à subducção, em que ocorre o cavalgamento da crusta oceânica sobre a crusta continental.
P
Pangeia- Supercontinente único, rodeado por um super-oceano (Pantalassa), que existiu no Pérmico (250 M.a).
Perfil Topográfico- é uma representação gráfica de um corte vertical do terreno de acordo com uma direcção anteriormente escolhida; essa direcção deve ter em conta que a linha que traçamos no mapa deve ser o mais perpendicular possível às curvas de nível.
Q
R
Rocha- Massa sólida natural que constitui a litosfera.
Rocha Magmática- Resulta da solidificação do magma.
Rocha Metamórfica- As rochas, em consequência do dinamismo terrestre, podem ser deslocadas para zonas com diferentes condições. Ao afundarem-se na crosta, ficam sujeitas a maiores pressões e temperaturas e, por vezes, a um ambiente químico diferente. Embora mantendo o estado sólido, alteram-se.
Rocha Sedimentar- Forma-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo que decorre em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e possível diagénese.
S
Sedimento- Material rochoso erodido.
T
U
V
X
Z
Zona de subducção- Faixa ao longo de uma região de confronto de placas tectónicas.